Coletividades

Centro Beira Mondego (CBM)
Fundado em 1 de Janeiro de 1925 por José Pereira Plácido; Manuel Gonçalves Rolim e Luís da Silva Matoso. A primeira sede localizou-se no rés-do-chão da casa de Isidro Pereira Plácido (irmão de José Pereira Plácido), onde se manteve cerca de 5 anos. Aí foi montado um pequeno teatro já com palco, bancadas, galerias e botequim. A segunda sede deveu-se à transferência, também por alguns anos, para um celeiro de Rosalina Martins Noronha, situado nas Ribas. A terceira sede foi edificada no local atual, em terreno oferecido por “Chiquinho de Eiras” e construída com material da época: “taipa e telha Marselha”. Esta sede derrocou em parte após o ciclone de 15 de Fevereiro de 1944. Novamente o povo da terra reergueu, desta vez com “pedra e cal”, o edifício atual, o qual tem vindo a sofrer ao longo dos anos algumas alterações interiores e exteriores.
Principais valências do CBM:
- Grupo de Teatro “Atrás do Pano”
- Rancho Folclórico
- Espetáculos diversos
- Convívio entre sócios

Centro Social e Paroquial
O Centro de Dia Nª Srª do Amparo foi inaugurado em 1 de Agosto de 1995. Oferece serviços e desenvolve ações de apoio aos idosos e aos mais desfavorecidos: almoços, merendas, lavagem e secagem de roupas, apoio domiciliário, passeios, convívios, artesanato, animação cultural, venda de Natal, etc. Tem ao seu serviço 6 funcionários e uma média diária de 30 utentes.

 

União Desportiva Santovaronense (UDS)
polidesportivoClube desportivo fundado em 3 de Maio de 1959. O seu campo de jogos começou por ser num terreno bravio denominado Outeiro (perto da Capela da Nª Srª Amparo). Só a 18 de Setembro de 1996 foi inaugurado o atual parque de jogos. Em 1971, após a cedência de terrenos por parte do Sr. José Pereira Plácido, este recinto foi ampliado ficando com as atuais dimensões. Ao longo dos anos tem vindo a ser alvo de melhorias em infraestruturas, como os balneários, bar e iluminação, mas a de maior relevo verificou-se em 21 de Maio de 2000 com a inauguração do polidesportivo, onde se pode praticar futsal, voleibol, basquetebol e ténis.

Liga dos Amigos de Santo Varão
polidesportivoA Liga de Amigos é uma associação particular sem fins lucrativos, sediada em Santo Varão, concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, cuja fundação data de 3 de setembro de 2002.
Tem como objetivos fundamentais:

  • Preservação e recuperação do património local em todas as suas vertentes – monumentos, usos, costumes, tradições, meio ambiente.
  • Promoção de atividades culturais e de lazer que envolvam toda a comunidade local.
  • Colaboração com outras instituições locais e/ou regionais, com as quais poderá desenvolver parcerias e/ou protocolos.

Atuias órgãos diretivos:
Assembleia Geral:
Presidente- Laurentino Nunes Oliveira
1º Secretário- Deolindo Cavaleiro Carvalho
2º Secretário – Manuel De Lemos Fernandes
Conselho Fiscal
Presidente – João Lopes
Secretário- António Ferreira Oliveira
Vogal – Maria Celeste Ferreira Pinto
Direção
Presidente – Maria de Fátima Tarrafa Baptista
Vice-Presidente – Rosa Maria Pacheco Simões
Secretário – Maria Luísa Gonçalves Monteiro
Tesoureiro – Maria Fernanda Pacheco Simões Monteiro
1º vogal- Maria Emília Martins Ferreira
2º vogal – Cristina Maria Verão Fernandes
3º Vogal – Maria Isabel Jesus Soles.

Deixar uma resposta