Gastronomia

São típicos os pratos à base de arroz carolino (cultivado nos campos do Mondego) e de peixe do Rio Mondego. Como referência, podemos indicar as sopas fervidas, a sopa de nabiças, as enguias e ruivacos fritos, as pataniscas de bacalhau, os “peixinhos da horta”, as línguas de bacalhau, o arroz de feijão, o arroz de sardinha, o bacalhau com batatas a murro e broa de milho, a chanfana e a morcela de Santo Varão acompanhada de grelos ou esparregado de feijão verde.

Nos doces podemos saborear o arroz doce, os “rapazes”, os filhós de Natal, os velhoses, as rabanadas douradas. Bem próximo, podemos ainda encontrar a mais requintada doçaria conventual: as queijadas de Pereira (a 2 Km de Santo Varão), os pastéis de Tentúgal (a 5 Km de Santo Varão) e as espigas doces de Montemor-o-Velho (a 8 Km de Santo Varão).

morcelaReceita: Morcela de Santo Varão com grelos

Mergulham-se as morcelas num tacho com água e deixam-se cozer apenas uns minutos. Escorrem-se, partem-se em fatias e levam-se a “torrar” numa frigideira sem qualquer gordura, virando-as de um lado e do outro. Separadamente cozem-se as batatas e aferventam-se os grelos de nabo (em água do poço temperada com umas “pitadinhas” de sal grosso) até ficarem tenros. Serve-se regado com bom azeite da região.

Deixar uma resposta