CBM

O Centro Beira Mondego (CBM), Sociedade de Instrução e Recreio, foi fundado em 1 de Janeiro de 1925 por José Pereira Plácido, Manuel Gonçalves Rolim e Luís da Silva Matoso.

A primeira sede localizou-se no rés-do-chão da casa de Isidro Pereira Plácido (irmão de José Pereira Plácido), onde se manteve cerca de 5 anos. Aí foi montado um pequeno teatro já com palco, bancadas, galerias e botequim. A segunda sede deveu-se à transferência, também por alguns anos, para um celeiro de Rosalina Martins Noronha, situado nas Ribas. A terceira sede foi edificada no local actual, em terreno oferecido por “Chiquinho de Eiras” e construída com material da época: taipa e telha “Marselha”. Esta sede derrocou, em parte, após o ciclone de 15 de Fevereiro de 1944. Novamente o povo da terra reergueu o edifício, desta vez com “pedra e cal”. Este edifício veio a ser alvo de alterações interiores e exteriores ao longo dos anos.

Recentemente, em 2015, as instalações da sede do CBM (ver foto) sofreram uma profunda remodelação com a construção de um novo palco, uma cozinha, mais salas e uma cobertura exterior para a realização de eventos na Primavera e no Verão. “As obras representaram um investimento de 150 mil euros. Destes, 70 mil foram comparticipados pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e do Mondego, através de uma candidatura ao PRODER, no âmbito do programa de desenvolvimento rural 2007-2013. O restante montante tem vindo a ser angariado com a participação em eventos realizados no concelho e com o apoio dos sócios.” (Rosa Simões, presidente do CBM)

Principais valências do CBM:
– Grupo de Teatro “Atrás do Pano”
– Grupo de Teatro “ADN de Palco” – teatro para crianças (https://www.facebook.com/adndepalco/)
Rancho Folclórico
– Secção de Ginástica (fitness)
– Secção de Solidariedade Social – Ser CBM
– Espectáculos diversos
– Convívio entre sócios
– BAR
– Aluguer do salão para eventos sócio culturais

Endereço: Estrada Nacional; 3140-391 Santo Varão

Telefone: 239 645 902

Abertura: O Bar está aberto das 09:30 às 23:00 horas. Encerra à segunda-feira.

Redes sociaisFacebook

Galeria de fotos: