Nos campos de Santo Varão predominam os solos provenientes de aluviões recentes de origem fluvial, por vezes assentes sobre substratos de origem marinha. A principal cultura era o arroz, mas o milho tem vindo a aumentar a sua área nas últimas duas décadas.
É também característico de Santo Varão a criação de gado ovino, principalmente o touro bravo (fomentada pela Dinastia de Avis) e cavalar (que remonta à Época da Reconquista Cristã).
Actualmente, a produção pecuária é assegurada pela Quinta do Matoutinho (http://www.quintadomatoutinho.com) e reside, essencialmente, na produção de bovinos da Raça Autóctone Marinhoa DOP (https://carnemarinhoa.pt/a-raca/).
“A Associação de Criadores da Raça Marinhoa DOP acaba de lançar um novo serviço, garantindo a entrega, ao consumidor final, de carne marinhoa acompanhada do respectivo certificado de origem. Trata-se de um serviço que tem um duplo objectivo. Além de ser uma mais-valia para o cliente, é também uma forma de divulgar a raça marinhoa, característica da zona da Beira Litoral, desde Ovar a Coimbra. Para dilvulgar este novo serviço, a associação colocou um cartaz junto ao troço da A1 (Coimbra Sul) em que dá a conhecer o serviço e os contactos para as encomendas. Refira-se que esta é uma medida da nova direcção da Associação de Criadores de Raça Marinhoa, presidida desde Março por Carlos Plácido.” (http://www.diariocoimbra.pt/noticia/8368).
A criação de cavalos é presentemente assegurada pelo Engenheiro Carlos Plácido, neto do falecido ganadeiro Isidro Plácido (Quinta do Matoutinho), e pelo Engenheiro Luís Bonito (Bonitos, Lda).
A única ganadaria existente na aldeia foi iniciada em 1995 por António José Barbeiro, através da compra do efectivo, direito ao ferro e divisa de seu tio António Barbeiro, com origem Camarate e Gama, introduzindo também um semenal das Herdades de Conde Cabral. Em 2001 é adquirida pelo actual proprietário (Francisco Romão Tenório), o qual modifica ferro e divisa, eliminando todo o efectivo e substituindo-o por vacas e sementais de Los Espartales, origem Urquijo (Murube).
Ganadaria de Francisco Romão Tenório
Livro Genealógico: 8.AP.099-PQB
Antiguidade: 8-1966
Entidade Exploradora: António José Antunes Barbeiro
Representante: António José Antunes Barbeiro
Morada: Quinta da Bandaia – Santo Varão
Exp. Solar do Efectivo: Quinta da Bandaia
Procedência: António José Barbeiro
Encaste Actual: Urquijo (Murube)
Antigamente, existiu ainda uma outra ganadaria, propriedade de Isidro Plácido e irmãos. Após consulta ao arquivo documental desta ganadaria (na posse da única filha e herdeira do antigo proprietário – Dona Adelaide Plácido) podemos constatar que os touros com este ferro eram os mais requisitados para as principais touradas e garraiadas na Região Centro.