A Sagrada Família

Em tempo do Advento, que se inicia quatro domingos antes do Natal e que se prolonga até dia 24 de Dezembro com a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, é oportuno reviver a família e, em particular, a Sagrada Família.
Em Santo Varão, o Advento é particularmente relembrado ao longo de todo o ano com a passagem da imagem da Sagrada Família pela casa de algumas das famílias da aldeia.
A Sagrada Família a que nos referimos é um pequeno oratório portátil (ver foto), pertencente à Igreja Matriz de Santo Varão, que integra as figuras de Jesus Cristo, Maria e José.
Desde que esta prática foi promovida pelo Padre João Gomes Pinto, este belíssimo oratório continua a circular pelos lares da aldeia. Para o receber, basta demonstrar esse desejo à “Fábrica da Igreja”. O tempo de permanência em cada família é de uma semana. É colocado no espaço nobre da casa e, depois de aberto, permanece habitualmente alumiado com uma vela e ornamentado com flores.
Amor incondicional, simplicidade, união, trabalho honesto e constância, são algumas das lições de vida a recordar e a aprender com a Sagrada Família de Nazaré, a referência de todas as famílias cristãs.

Deixe uma resposta