Almoço Solidário

É já no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 13h, que se vai realizar um almoço solidário, no Centro Beira Mondego, com vista à angariação de fundos para o restauro da talha dourada do altar-mor da Igreja Matriz de Santo Varão.
Obra já há muito considerada necessária, mas sempre adiada dada a falta de fundos com que luta a fabriqueira da igreja, desta feita tudo se encaminha no sentido de levar tão gigante tarefa a bom porto. Para isso, foi fundamental o dinamismo do novo pároco, padre António que, com o apoio da Liga de Amigos de Santo Varão, Conselho Económico e Centro de Dia, tem desenvolvido um trabalho a todos os níveis meritório.
Os trabalhos de desmontagem da tribuna já se iniciaram pelo que se espera que, daqui há alguns meses, possamos ver totalmente restaurado o altar-mor da nossa igreja.
De facto, trata-se de uma estrutura retabular, em talha dourada, de grande valor, em puro estilo do barroco nacional, onde está aplicada toda uma gramática decorativa, carregada de simbologia. Cronologicamente, remete-nos para o início do século XVIII, já que o entalhador, o oficial Francisco Nunes, da freguesia de Nogueira, do bispado de Coimbra, conforme se pode ler no registo de óbito, teria falecido a 29/07/1713, sendo sepultado nesta mesma Igreja. Estas fotos dão mostra do estado de degradação em que se encontra:

Deixe uma resposta