Passeando pela história de Santo Varão – I

Como o texto que se segue, damos início à publicação de um conjunto de apontamentos que, progressivamente, visam contar um pouco da história de Santo Varão. A autora destes textos é a nossa conterrânea Dra. Maria de Fátima Tarrafa Baptista, professora aposentada de História, presidente da Direção da Liga de Amigos de Santo Varão e colaboradora do Portal de Santo Varão na Internet.

Introdução
Situada na margem esquerda do Rio Mondego, Santo Varão é atualmente uma freguesia composta pelos lugares de Santo Varão e Formoselha, com uma área de 11.87 Km2.
Presentemente, pertence ao concelho de Montemor-o-Velho e ao distrito de Coimbra, rondando os seus habitantes um total demográfico na ordem dos 2.000. É atravessada pela estrada nacional nº 341 e servida pela estação de caminho-de-ferro de Formoselha – Santo Varão, na linha do Norte. A fixação dos homens nesta zona do Baixo Mondego tem um passado longínquo, pelo que as origens deste povoado perdem-se na bruma dos tempos. Vestígios da ocupação romana atestam a presença deste povo, nesta área. Também a presença muçulmana nesta área mondeguina deve ser tida em conta, já que este rio serviu durante um certo tempo de fronteira entre estes dois mundos, o cristão e o muçulmano.
A reconquista definitiva de Coimbra em 1064, trouxe como consequência um intenso povoamento das zonas ao seu redor, pelo que nas margens deste rio, de Coimbra até à foz, se foram multiplicando os povoados, até pela segurança que lhes era dada pelos castelos de Coimbra e Montemor-o-Velho. (Baptista, 2012)

Deixe um comentário