Entrevista a Rosa Simões, Presidente do CBM

Recentemente, Rosa Simões foi eleita presidente do Centro Beira Mondego (CBM). É a primeira mulher a liderar os destinos desta associação cultural desde a sua fundação, em 1925. O Portal de Santo Varão na Internet teve a oportunidade de a entrevistar tendo em vista conhecer as suas intenções e as da sua equipa para o futuro próximo do CBM.
Leia a entrevista clicando em Continuar a ler…

Portal: Na qualidade de recém-eleita Presidente do CBM, como se sente neste papel?
Rosa Simões: O sentimento é de orgulho, acompanhado de dinamismo, como o Centro Beira Mondego merece e respeitando os princípios que nortearam os seus fundadores.

Portal: Já tinha havido alguma mulher presidente do CBM?
Rosa Simões: Não. Sou a primeira mulher a ser Presidente desta Associação, que tem 87 anos de existência.

Portal: Quem constitui a sua equipa?
Rosa Simões: A minha equipa de Direção é a seguinte: Presidente – Rosa Simões; Vice-Presidente – Laurentino Oliveira; Secretário – Jorge Bandeirinha; Tesoureiro – Fernando Maia; 1º Vogal: Maria da Conceição Oliveira; 2º Vogal: Maria Celeste Pinto; 3º Vogal: António Augusto Queijo. Tenho que referir que este grupo se conhece bem e tem um bom espírito de equipa.

Portal: Quais os projetos que têm para esta coletividade?
Rosa Simões: Remodelação de alguns setores como: cozinha; desocupação de alguns espaços; remodelação da esplanada e simultaneamente pensar seriamente nas obras. Pretendemos também avançar com os jovens nalgumas atividades de âmbito local tendo em vista a ocupação de tempos livres durante as férias. Queremos também dar início a atividades de Bordados e Pintura.

Portal: Como vê a colaboração dos sócios nas atividades que o CBM tem vindo a desenvolver?
Rosa Simões: Tem havido uma boa colaboração, mas daqueles que gostam verdadeiramente de Santo Varão, porque há os sócios que só dão palpites e críticas, mas esses não os vejo fazer nada nem encabeçar nada. O CBM tem vivido com os verdadeiros sócios e carolas de associativismo; trabalham sem pensarem nas recompensas e com sacrifício e gastos próprios.

Portal: Qual a mensagem que gostaria de deixar a todos eles?
Rosa Simões: A mensagem é a seguinte – Sejam mais participativos nos eventos que o CBM e suas seções levam a efeito, pois a comparência nos eventos é um estímulo para continuarmos desenvolver atividades. Quanto aos que já participam desejo-lhes toda a saúde do mundo para darmos continuidade ao nosso trabalho, pois posso afirmar que todo ou quase todo o património que esta Associação tem se deve à carolice e trabalho por vezes até à exaustão, mas sempre dos mesmos. Viva o Centro Beira Mondego!

Deixe um comentário