Obras de recuperação do teto da capela mor

Toda a capela-mor da Igreja Matriz, cujo teto é constituído por caixotões pintados, bem como o seu retábulo em talha dourada, remontam aos inícios do séc XVIII. Sobre a degradação deste teto e das obras de recuperação previstas para o início de Julho, entrevistámos a atual presidente da Direção da Liga de Amigos de Santo Varão, Drª Maria de Fátima Tarrafa Baptista. Leia a entrevista clicando em
Portal: Sabemos que a Liga de Amigos tem em marcha um plano de recuperação do teto da capela-mor da Igreja Matriz. Em que fase estão?
Liga de Amigos: O plano de recuperação do referido teto é, antes de mais, uma parceria entre a Liga e a Comissão Fabriqueira da Igreja Matriz, a qual gostaríamos de ver alargada a outras entidades. Estamos já em contacto com um restaurador para encetar a recuperação. As obras são para avançar em Julho de 2012 e prevemos que se possam prolongar até possivelmente Dezembro, uma vez que pelo meio se metem as férias de verão.

Portal: A Liga de Amigos possui fundos para acarretar com esta obra?
Liga de Amigos: As obras vão arrancar com os fundos que a Igreja e a Liga têm disponíveis, atendendo a que foi feita uma candidatura a fundos comunitários, da qual ainda não obtivemos resposta, nem negativa nem positiva e já lá vai mais de um ano. A razão deste silêncio por parte dos “corredores do poder” passa-nos ao lado. Estamos a tentar obter um “feed-back” da referida candidatura. Os fundos que temos disponíveis neste momento não cobrem o orçamento que ascende a 40.000 euros.

Portal: Que iniciativas pretendem desenvolver que visem mobilizar a comunidade a contribuir para obter as verbas necessárias?
Liga de Amigos: As iniciativas são as que há vários anos temos vindo a desenvolver, desde atividades gastronómicas até à já célebre Feira de S. Martinho que anualmente congrega grande parte dos santovaronenses e até já alguns amigos que de várias localidades regionais fazem questão de cá aparecerem nesse dia.

Portal: Se os nossos leitores quiserem colaborar como o podem fazer?
Liga de Amigos: Podem colaborar enviando, uma mensagem para este portal (aldeia.santovarao@gmail.com), aderindo à iniciativa e logo receberão o NIB da instituição onde poderão colocar o seu donativo.

Deixe uma resposta